O pánu di téra: a vertente identitária da moda cabo-verdiana: o estudo da cadeia produtiva cultural

Autores

Palavras-chave:

Pano, Identidade, Recurso patrimonial, Cadeia produtiva,

Resumo

O estudo baseia-se no percurso histórico de pánu di téra como um elemento material da cultura de Cabo Verde. Visa analisar a cadeia produtiva cultural desde o artesão até ao circuito do comércio, onde o patrimônio cultural representa a intenção estética e seu valor. Entende-se que os novos paradigmas apresentam os espaços abertos para pensarmos numa relação diferente entre a economia criativa e o desenvolvimento econômico, englobando a perspectiva de divulgação e preservação do patrimônio natural e cultural. Pressupõe-se que é possível buscar a sustentabilidade econômica em realidades como a cabo-verdiana, por meio da aplicação prática do conceito da criatividade colaborativa, a favor de geração de empregos criativos e empregabilidade de jovens no setor de moda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olena Volodymyrivna Kovtun, Universidade de Cabo Verde e UFMA - Universidade Federal do Maranhão. Centro de Ciências Sociais. São Luís – MA

Professora Auxiliar no Departamento de Ciências Sociais e Humanas na Universidade de Cabo Verde. Doutora (Ph.D.) em Ciências Agrárias. Possui Pós-Graduação em Economia. Frequentou o Programa Doutoral em Sociologia de Relações de Trabalho, Desigualdades Sociais e Sindicalismo na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Portugal.

Downloads

Publicado

30/06/2016

Como Citar

KOVTUN, O. V. O pánu di téra: a vertente identitária da moda cabo-verdiana: o estudo da cadeia produtiva cultural. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 21, n. 40, 2016. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/7442. Acesso em: 24 abr. 2024.