Expressões do novo intervencionismo: uma análise do grupo conservador “Ordem Dourada do Brasil”
DOI:
https://doi.org/10.52780/res.9423Palavras-chave:
Política contemporânea, Religião e pensamento político brasileiro, Conservadorismo e nova direita, Anticomunismo,Resumo
O artigo apresentado tem como premissa compreender o pensamento conservador cristão contemporâneo sob o viés intervencionista nacional, tendo como recorte de amostragem o grupo Ordem Dourada do Brasil, o mais expressivo da atualidade política brasileira. Para tanto foi empreendida a metodologia da análise documental a partir das fontes oficiais, intencionalmente selecionadas, disponibilizadas pelo grupo intervencionista em suas páginas virtuais, com destaque para a rede social Facebook e seu site oficial. O trabalho se divide em três partes, sendo que a primeira buscou contextualizar a nova ascenção do intervencionismo dentro de uma atual conjuntura política de propensões desdemocratizantes, a segunda empenhou-se em desenvolver uma análise sócio-histórica da construção do estilo de pensamento cristão conservador intervencionista na sociedade civil brasileira e a terceira preocupou-se em debater a forma como as heranças de um tradicionalismo anticomunista católico culmina em expressões anacrônicas e contraditórias na sua configuração do pensamento intervencionista contemporâneo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
12/09/2017
Como Citar
LANZA, F.; NEVES JÚNIOR, J. W. A. Expressões do novo intervencionismo: uma análise do grupo conservador “Ordem Dourada do Brasil”. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 22, n. 42, 2017. DOI: 10.52780/res.9423. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/9423. Acesso em: 8 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.