Women versus dictatorship, large estate, and misogyny in Paraíba

Authors

  • Susel Oliveira da Rosa UEPB - Universidade Estadual da Paraíba. Departamento de História. Guarabira – PB – Brasil.

Keywords:

Women, Civil-Militar dictatorship, Testimony, Paraíba,

Abstract

This paper, in reflecting on forgetting and the silences involving women’s history and the civil-militar dictatorship in Brazil, introduces some women from Paraíba who, in the state of exception lived daily from the 1950’s up to the present days, have invested in the “care of the world” (Arendt, 1991).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Susel Oliveira da Rosa, UEPB - Universidade Estadual da Paraíba. Departamento de História. Guarabira – PB – Brasil.

Possui Pós-doutorado (2011) e Doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2007), Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002) e Graduação em História pela Universidade Federal de Santa Maria (1998). Tem experiência na área de Ciências Humanas, com ênfase em História do Brasil - período da ditadura civil-militar. Enfoque nos seguintes temas: histórias de vida, violência, tortura, biopolítica, estado de exceção, mulheres, gênero, feminização da cultura, "cuidado com o mundo". Também se interessa por temas que envolvem sexopolítica e teoria queer. Atualmente é Professora da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba); Professora do Programa de Pós-Graduação em História da UFPB (Universidade Federal da Paraíba); Professora do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade (PPGLI/UEPB);Pesquisadora do Grupo "Gênero, experiência e subjetividades" (IFCH/Unicamp). Na UEPB desenvolve projeto de pesquisa com alunos da graduação sobre a ditadura civil-militar na região do Brejo e Agreste paraibano, a partir de histórias de vida e pesquisa em arquivos públicos e pessoais de mulheres que lutaram contra a repressão e a violência do estado e do latifúndio na região. Na UFPB orienta pesquisas que envolvem temáticas de gênero e sexualidades; Publicou recentemente os livros: "A biopolítica e a vida que se pode deixar morrer" (SP: Paco Editorial, 2012), tema de sua tese de doutorado e "Mulheres, ditaduras e memórias: não imagine que precise ser triste para ser militante" (SP: Intermeios/FAPESP, 2013), tema de seu pós-doutoramento. Entrelaçando memória individual e coletiva, o livro "Memórias, ditaduras e mulheres" aborda as trajetórias de Nilce Cardoso, Danda Prado, Flávia Schilling - mulheres que investiram na "subjetividade revolucionária" e no "cuidado com o mundo" durante e após a ditadura civil-militar - e tantas outras presentes direta ou indiretamente ao longo de suas páginas.

Published

19/01/2016

How to Cite

ROSA, S. O. da. Women versus dictatorship, large estate, and misogyny in Paraíba. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 20, n. 39, 2016. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/7537. Acesso em: 17 aug. 2024.