A construção social do mercado da construção civil nos anos 2000: o caso da habitação e o papel do Estado
DOI:
https://doi.org/10.52780/res.10263Palabras clave:
Construção Social dos Mercados, Mercado da Construção Civil, Mercado da Habitação,Resumen
Considerando o crescimento do setor da construção civil no Brasil na primeira década dos anos 2000, o artigo estuda, a partir desse grande mercado, a construção social do mercado da habitação entre 2002-2012, tendo como argumento que este mercado estaria enraizado em variáveis sociais, em especial o papel do Estado. O artigo assume como hipótese a importância do Estado na construção do mercado habitacional naquela década, identificando diversas iniciativas, como a criação do Ministério das Cidades, em 2003, o investimento em habitação feito pelo Programa de Aceleração do Crescimento e a criação de um programa específico para a habitação, o Programa Minha Casa Minha Vida. Concluímos tratar-se de uma opção politica do grupo dirigente que esteva no poder naquele momento. Tem como inspiração teórica, conceitos da sociologia econômica, disciplina que tem buscado aproximar fenômenos ditos econômicos, como os mercados, de análises sociológicas.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
15/02/2018
Cómo citar
JARDIM, M. C.; PORCIONATO, G. L. A construção social do mercado da construção civil nos anos 2000: o caso da habitação e o papel do Estado. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 22, n. 43, 2018. DOI: 10.52780/res.10263. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/10263. Acesso em: 22 nov. 2024.
Número
Sección
Dossiê
Licencia
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.