Origem e ascensão do debate sobre o capital internacional na formação econômica brasileira (1889-1964)
Palabras clave:
Capital internacional, Vias de desenvolvimento, Debate intelectual,Resumen
O artigo discute a origem e a ascensão do debate intelectual sobre o capital internacional na formação econômica brasileira, entre o início do período republicano e a eclosão do golpe militar em 1964. Esse período divide-se em “origem”, do final do século XIX a 1930, e “ascensão”, do Governo Vargas ao início do regime ditatorial em 1964. O primeiro momento situa os debates embrionários à problemática da atuação do capital estrangeiro que suscitaram as primeiras manifestações nacionalistas. A partir da Revolução de 1930, os governos se voltaram para a industrialização, mas tal estratégia jamais se mostrou plenamente autônoma à utilização de recursos externos. Nesse contexto histórico que, os pensadores brasileiros nos anos 50 e 60 passaram a debater sobre a questão do capital estrangeiro versus capital nacional naquele padrão de desenvolvimento que se consolidava.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.