A morte pela espada: o suicídio ritualístico japonês analisado à luz da teoria de Émile Durkheim

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52780/res.11943

Palavras-chave:

Suicídio, Japão, Samurai, Seppuku, Émile Durkheim,

Resumo

O Seppuku era uma forma de suicídio tradicional do Japão feudal e, ao longo da história, foi utilizado pela classe guerreira japonesa (samurai) como uma forma de morrer de maneira honrosa e servindo ao seu mestre. Considerando que o suicídio japonês pode ser interpretado como uma imposição do meio social e das regras que permeavam a sociedade japonesa da época, o presente artigo tem como intuito analisar o suicídio samurai como um fato social e, para fazê-lo, utiliza-se do arcabouço teórico da teoria do suicídio de Émile Durkheim. A partir das concepções sobre as quatro tipologias de Durkheim do suicídio (egoísta, altruísta, fatalista ou anômico), a hipótese central deste artigo é de que o Seppuku pode ser categorizado como uma forma de suicídio altruísta, que está estritamente relacionada com o meio social e com a cultura japonesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alana Camoça Gonçalves de Oliveira, UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Economia. Rio de Janeiro – RJ – Brasil.

Doutoranda e Mestre em Economia Política Internacional na UFRJ. Bacharel em Ciência Política pela Unirio. Presquisadora Visitante na Universidade de Columbia e ex-pesquisadora visitante na Universidade de Osaka.

Downloads

Publicado

24/07/2020

Como Citar

OLIVEIRA, A. C. G. de. A morte pela espada: o suicídio ritualístico japonês analisado à luz da teoria de Émile Durkheim. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 25, n. 48, 2020. DOI: 10.52780/res.11943. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/11943. Acesso em: 19 abr. 2024.