Medicalizando crianças e adolescentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52780/res.v27iesp.2.16590

Palavras-chave:

Medicalização, Crianças, Adolescência, Comportamentos infantis

Resumo

A medicalização é um fenômeno global, progressivo, característico da sociedade contemporânea. A proposta deste artigo consiste em analisar criticamente os fundamentos do modelo de doença baseado na perspectiva biomédica que justifica diagnosticar e tratar com drogas psiquiátricas os comportamentos infantis, compreendendo-os enquanto doenças mentais. No centro da justificativa da medicalização dos comportamentos infantis se estabelece a ideia de que as drogas (psicofármacos) irão corrigir uma anormalidade biológica, cerebral, subjacente. Contudo, a medicalização da infância prescinde de evidências científicas suficientes e funciona como estratégia de controle e de normalização sociais. A nomenclatura ‘transtorno mental’ é utilizada para designar pessoas que não se comportam da forma esperada ou quando não se conformam com as normas sociais. Trata-se da expressão do controle social disfarçado de tratamento médico. As consequências da medicalização constituem fortes ameaças para a saúde pública, a cultura e os próprios Direitos Humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Freitas, Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ), Rio de Janeiro – RJ – Brasil

Pesquisador titular – Laboratório de Estudos e Pesquisa em Psiquiatria Social e Atenção Psicossocial (LAPS). Mestrado em Psicologia (PUC-RJ). Doutorado em Psicologia pela Université Catholique de Louvain (Bélgica).

Luciana Jaramillo Caruso de Azevedo, Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental da Infância e Adolescência (LEPSIA), Rio de Janeiro – RJ – Brasil

Pós-doutoranda no Instituto de Medicina Social (IMS/UERJ), bolsista de pós-doutorado FAPERJ nota 10. Mestre e doutora em Psicologia Clínica (PUC-RJ) com período de doutorado-sanduíche na Université Paris Descartes Sorbonne Paris Cité (França), Especialista em Psicoterapia de Família e Casal (PUC-RJ).

Referências

ABENEPI - Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil e Profissões Afins. Cuidar do que nos faz humanos desde os primeiros anos. Porque mentes saudáveis criam um mundo melhor. 2018. Disponível em: https://www.abenepi.org.br/wp-content/uploads/2019/11/TDAH-evidencias-e-sugestoes.pdf. Acesso em: 16 ago. 2022

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM-IV [1994]. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM-V. Porto Alegre: Artmed, 2014.

ANSERMET, F.; GIACOBINO, A. Autisme, à chacun son génome. Paris: Navarin-Le Champ Freudien, 2012.

ARIÈS, P. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

BELL, A. V. The margins of medicalization: Diversity and context through the case of infertility. Social Science & Medicine, v. 156, p. 39-46, 2016.

BENJAMIN, J. Beyond Doer and Done. Recognition Theory, Intersubjectivity and the Third. London/New York, Routledge, 2018.

BENTALL, R. O. Doctoring the Mind: Why psychiatric treatment fail. London/New York: Allen Lane, 2009.

BERESFORD, P. et al. From mental illness to a social model of madness and distress. Shaping Our Lives. London: Shaping Our Lives, 2016.

BIRMAN, J. A psicopatologia na pós-modernidade. As alquimias no mal-estar da atualidade. Revista Latinoamericana de psicopatologia fundamental, v. 2, p. 35-49, 1999.

BIRMAN, J. A genealogia do Narcisismo. Rio de Janeiro: Instituto Langage, 2019.

BISMAHER, B.; RYAN, N. D.; WILLIAMSON, D. E. Childhood and Adolescent depression: a review of the last 10 years. Part I. J Am Acad Child Adolesc Psychatry, v. 35, n. 11, p. 1427-39, 1996.

BOUNDLESS SOCIOLOGY. Lumen Learning. Recent Changes in Family Structure. 2022. Disponível em: https://courses.lumenlearning.com/boundless-sociology/chapter/recent-changes-in-family-structure/. Acesso em: 08 fev. 2022.

CASTELLO, J., ERKANLI, A., ANGOLD, A. Is there an epidemic of child or adolescent depression? J Child Psychol Psychiatry, v. 47, n. 12, p. 1263-71, 2006.

CHERLAND, E., FITZPATRICK, R. Psychotic side effects of psychostimulants: a 5-year review. Can J Psychiatry, v. 44, n. 8, p. 811-13, 1999.

CNN BRASIL. Número de Crianças brasileiras que não sabem ler e escrever cresce 66% na pandemia. 2022. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/numero-de-criancas-brasileiras-que-nao-sabem-ler-e-escrever-cresce-66-na-pandemia. Acesso em: 08 fev. 2022.

COCHRANE AUSTRALIA. Leading US Psychiatrist Dr. Allen Frances Warned of Increasing Dangers of Over-Medicalisation and Overdiagnosis. 2022. Disponível em: https://australia.cochrane.org/news/leading-us-psychiatrist-dr-allen-frances-warned-increasing-dangers-over-medicalisation-and. Acesso em: 16 ago. 2022.

COHEN, B. Psychiatric hegemony: a Marxist theory of mental illness. London / New York: Palgrave Macmillan, 2016.

CONRAD, P.; SCHNEIDER, J. Deviance and medicalization: from badness to sickness. Philadelphia: Temple University Press, 1992.

CRUZ, C.; GRINBERG, F.; PERELLÓ, D. Estudo Mostra que 74% das escolas municipais do Rio sofre com tiroteios no entorno. O Extra, 08 fev. 2022. Disponível em: https://extra.globo.com/casos-de-policia/estudo-mostra-que-74-das-escolas-municipais-do-rio-sofrem-com-tiroteios-no-entorno-25383257.html. Acesso em: 16 ago. 2022.

DAVIES, J. Sedated: How modern capitalism created our mental health crisis. London: Atlantic Books, 2021.

DAVY, T. Stimulant medication and short attention span. Journal of Developmental and Behavioral Pediatrics, v. 10, p. 313-318, 1989.

DE CASTRO CAVALCANTI, M. L. Drama, ritual e performance. A antropologia de Victor Turner. Muad, 2020.

DEACON, B. J. The biomedical model of mental disorder: a critical analysis of its validity, utility, and effect on psychotherapy research. Clin Psycholo Rev, v. 33, n. 7, p. 846-61, 2013.

DELATE, T. et al. Trends in the use of antidepressants in a national sample of commercially insured pediatric patients, 1998 to 2002. Psychiatric Services, v. 55, n. 4, p. 387-391, 2004.

DELBELLO, M. P. et al. Prior stimulant treatment in adolescents with bipolar disorder: association with age at onset. Bipolar Disord, v. 3, n. 2, p. 53-7, 2001.

DUNKER, C. Paixão da ignorância: a escuta entre a psicanálise e educação. São Paulo: Contracorrente, 2020.

EHRENBERG, A. O Culto da Performance. Da aventura empreendedora à depressão nervosa. Ed. Ideias & Letras, 2010.

ENGEL, G. L. The need for a new medical model: a challenge for biomedicine. Science, v. 8, p. 196-36, 1977.

EVAS, L. Uso de drogas contra déficit de atenção explode e ameaça a saúde de milhões de crianças. Estado de Minas, 02 jul. 2012. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/tecnologia/2012/07/02/interna_tecnologia,303643/uso-de-drogas-contra-deficit-de-atencao-explode-e-ameaca-a-saude-de-milhoes-de-criancas.shtml. Acesso em: 13 ago. 2022.

FIEDLER, N. The effects of stimulant drugs on curiosity behaviors of hiperactive boys. Journal of Abnormal Child Psychology, v. 11, p. 193-206, 1983.

FISCHER, R. From Placebo to Panacea. New York: John Wiley & Sons, 1997.

FRANCES, A. Voltando ao normal: Como o excesso de diagnósticos e a medicalização da vida estão acabando com a nossa sanidade e o que pode ser feito para retomarmos o controle. Rio de Janeiro: Versal, 2017.

FREIDSON, E. Profession of Medicine. New York: DoddMead, 1970.

FREITAS, F.; AMARANTE, P. Medicalização em Psiquiatria. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2017.

FREUD, S. A questão da análise leiga. In: FREUD, S. Obras Completas. Edição Standard Brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1976. v. XX.

FROMM, E. The Sane Society. London/New York, Routledge, 2017.

GIDDENS, A. A transformação da intimidade. São Paulo: Editora Unesp, 1993.

GOODWIN, G. M.; GEDDES, J. R. What is the heartland of psychiatry? British Journal of Psychiatry, v. 191, p. 189-91, 2007.

GRANGER, D. A.; WHALEN, C. K.; HENKER, B. Malleability of social impressions of hyperactive children. Journal of Abnormal Child Psychology, v. 21, n. 6, p. 631-647, 1993.

HELMAN, C. Culture, Health and Illness. London: Arnold, 2004.

HUMAN RIGHTS COUNCIL OF UNITED NATIONS. Report of the Special Rapporteur on the right of everyone to the enjoyment of the highest attainable standard of physical and mental health. United Nations, Human Rights Council, New York, 2019.

ILLICH, I. Nemesis Médica: a expropriação da saúde. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1976.

INSEL, T. Mental health care 2.0. Science, v. 376, n. 6596, p. 899-899, 2022.

JENSEN, P. 3-year follow-up of the NIMH MTA Study. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, v. 46, p. 989-1002, 2007.

JERUSALYNSKY, J. Detecção precoce de sofrimento psíquico versus patologização da primeira infância: face à lei 13.438/17, referente ao estatuto da criança e do adolescente. Estilos de Clínica, v. 23, n. 1, p. 83-99, 2018.

JONATHAN, L. The SSRI trials in children: disturbing implications for academic medicine. Ethical Hum Psychol Psychiatry, v. 8, n. 1, p. 29-41, 2006.

JUREIDINI, J. N. et al. Efficacy and safety of antidepressants for children and adolescents. BMJ, v. 328, p. 879-883, 2004.

KIRK, S. A.; KUTCHINS, H. Making us Crazy - The psychiatric bible and the creation of mental disorder. New York/London: The Free Press, 1997.

KIRK, S. A.; KUTCHINS, H. The Selling of DSM. The rhetoric of science in psychiatry. London: Aldine Transaction, 2008.

KLEINPLATZ, P. J. Beyond sexual mechanics and hydraulics: humanizing the discourse surrounding erectile dysfunction. Journal of Humanistic Psychology, v. 44, n. 2, p. 215-242, 2004.

KORCZAK, D.; GOLDSTEIN, B. Childhood onset major depression disorder: course of illness and psychiatric comorbidity in a community sample. J. Pediatr., v. 155, n. 11, p. 118-23.

KOVACS, M. et al. Depressive disorders in childhood II. A longitudinal study of the risk for a subsequent major depression. Arch Gen Psychiatry, v. 41, n. 7, p. 643-9, 1994.

KRAMER, P. D. Listening to Prozac: The Landmark Book About Antidepressants and the Remaking of the Self, Revised Edition. New York: Penguin Books, 1997.

LASCH, C. A Cultura do Narcisismo. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.

LUBY, J. L. et al. Trajectories of Preschool disorders to full DSM depession at school age and early adolescence: continuity of preschool depression. Am J Psychiatry, v. 171, n. 7, p. 768-776, 2014.

MARSHALL, B. The New Virility: Viagra, Male Aging and Sexual Function. Sexualities, v. 9, p. 345-362, 2006.

MARTINHAGO, F.; CAPONI, S. Breve História das Classificações em Psiquiatria. Interthesis, v. 16, n. 01, p. 74-91, 2019.

MAYO CLINIC. Mental Illness in children: know the signs. Children's Health, 2022. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/childrens-health/in-depth/mental-illness-in-children/art-20046577. Acesso em: 08 fev. 2022.

MCKINNON, S. Genética neoliberal. São Paulo: Ubu, 2021.

MEAD, V. ACREs I (Adverse Childhood Relationship Experiences): The Most Underestimated Risk Factor for Chronic Illness aka Invisible ACEs. Chronic Ilness Trauma Studies, 17 Apr. 2015. Disponível em: https://chronicillnesstraumastudies.com/chronic-illness-and-invisible-aces-adverse-childhood-experiences/. Acesso em: 13 ago. 2022.

MOLIÈRE. O Doente Imaginário. São Paulo: Martin Claret, 2008.

MOLINA, B. S. G. et al. Delinquent behavior and emerging substance use in the MTA at 36 months. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, v. 46, p.1028-1039, 2007.

MOLINA, B. S. G. et al. The MTA at 8 years: prospective follow-up of children treated for combined-type ADHD in a multisite study. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, v. 48, p. 484-500, 2009.

MONCRIEFF, J. The Myth of the chemical cure. A critique of psychiatric drug treatment. London: Palgrave Macmillan, 2009.

MOYNIHAN, R.; HEATH, I.; HENRY, D. Selling sickness: the pharmaceutical industry and disease mongering. BMJ, v. 324, n. 7342, p. 886–891, 2002.

NICOLELIS, M. Como o vício digital está mudando o nosso cérebro. In: NICOLELIS, M. O Verdadeiro Criador de Tudo. Como o cérebro humano esculpiu o universo como nós o conhecemos. São Paulo: Crítica, 2020. p.327-350.

OFFMAN, A.; KLEINPLATZ, P. J. Does PMDD belong in the DSM? Challenging the medicalization of women’s bodies. Canadian Journal of Human Sexuality, v. 13, n. 1, p. 17-27, 2004.

OLFSON, M. et al. National trends in the outpatient treatment of children and adolescents with antipsychotic drugs. Archives of General Psychiatry, v. 63, n. 6, p. 679-85, 2006.

PARKER, R.; BARBOSA, R. M.; AGGLETON, P. Framing the Sexual Subject: The Politics of Gender, Sexuality, and Power. University of California Press, 2000.

READ, J. The bio-bio-bio model of madness. The Psychologist, v. 18, p. 596-597, 2005.

READ, J. et al. Models of Madness. Psychological, Social and Biological Approaches to Psychosis. London/New York: Routledge, 2013.

REED, U. C. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. In: MIOTTO, E. C.; DE LUCIA, M. C.; SCAFF, M. Neuropsicologia e as interfaces com a neurosciência. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. p. 228-231.

RICHTERS, J. E. et al. NIMH Collaborative Multisite Multimodal Treatment Study of Children with ADHD: I. Background and rationale. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, v. 34, p. 987-1000, 1995.

RIE, H. Effects of methylphenidate on the mother-child interactions of hyperactive identical twins. Developmental Medicine & Child Neurology, v. 20, p. 634-642, 1978.

ROSENFELD, D.; FAIRCLOTH, C. A. Medicalized Masculinities. Philadelphia: Temple University Press, 2006.

RUSSEL, B. Do stimulant drugs improve the academic performance of hyperkinetic children. Clinical Pediatric, v. 8, p. 137-146, 1978.

SHARFSTEIN, S. S. Big Pharma and American Psychiatry: the good, the bad, and the ugly. Psychiatric News, 19 Aug. 2005. Disponível em: https://psychnews.psychiatryonline.org/doi/10.1176/pn.40.16.00400003. Acesso em: 16 ago. 2022.

SHAW, J. C. The medicalization of birth and midwifery as resistance. Health Care Women Int, v. 34, n. 6, p. 522-36, 2013.

SHRODER, C. et al. Outpatient antipsychotic drug use in children and adolescents in Germany between 2004 and 2011. Eur Child Adolesc Psychiatry, v. 26, p. 413-420, 2017.

SINGLY, F. Sociologia da família contemporânea. Rio de Janeiro: FGV, 2007.

SMAIL, D. Power, interest and psychology: Elements of a social materialist understanding of distress. London: PCCS Books, 2005.

SROUFE, A. Ritalin gone wrong. The New York Times, 29 Jan. 2012. Disponível em: https://www.nytimes.com/2012/01/29/opinion/sunday/childrens-add-drugs-dont-work-long-term.html?searchResultPosition=1. Acesso em: 08 fev. 2022.

SROUFE, L. Treating Problem Children with Stimulant Drugs. New England Journal of Medicine, v. 289, n. 8, p. 407-13, 1973.

SZASZ, T. The Therapeutic State. The tyranny of Pharmacracy. The Independent Review, v. 5, n. 4, p. 485–521, 2001.

TDAH atinge uma em cada 20 crianças; saiba a forma correta de fazer o diagnóstico. Programa Fantástico. Rede Globo de Televisão. 1 vídeo (16 min). Exibido em 26 de setembro de 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/fantastico/quadros/tudo-ao-mesmo-tempo/. Acesso em: 17 ago. 2022.

TIMIMI, S. Children's mental health and the global market: an ecological analyses. In: COHEN, C. I.; TIMIMI, S. Liberatory Psychiatry. Philosophy, politics and mental health. Cambridge: Cambridge University Press, 2008. p. 163-182.

TIMIMI, S. Naughty Boys: Anti-Social behaviour, ADHD, and the role of culture. Basingstoke: Palgrave MacMillan, 2009.

UNTOIGLICH, G. En la infancia los diagnósticos se escriben con lápis. La patologización de las diferencias en la clínica y la educacón. Buenos Aires/México: Noveduc, 2019.

VARIMO, E. et al. New Users of Antypsychotics among children and adolescents in 2008-2017: A Nationwide Register Study. Front Psychiatry, v. 11, n. 316, 2020.

WHITAKER, R.; COSGROVE, L. Psychiatry under Influence. Institutional Corruption, Social Injury, and Prescriptions for Reform. New York: Palgrave Macmillan, 2015.

WHITNEY, D. G.; PETERSON, M. D. US National and State-Level Prevalence of Mental Health Disorders and Disparities of Mental Health Care Use in Children. Jama Pediatr., v. 173, n. 4, p. 389-391, 2019.

WHITTINGTON, C. J. et al. Selective serotonin reuptake inhibitors in childhood depression: systematic review of published versus unpublished data. Lancet, v. 363, n. 9418, p. 1341-1345, 2004.

WHO EUROPE. The precautionary principle: protecting public health, the environment and the future of our children. Edited by MARTUZZI, M. and TICKNER J. A. 2004. Disponível em: https://www.euro.who.int/__data/assets/pdf_file/0003/91173/E83079.pdf. Acesso em: 16 ago. 2022

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Guidance on community mental health services: promoting person-centered and rights-based approaches. 9 June 2021. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789240025707. Acesso em: 16 ago. 2022.

ZOLA, I. K. Medicine as an institution of social control. Sociological Review, v. 20, p. 487-504. 1972.

Publicado

30/09/2022

Como Citar

FREITAS, F.; AZEVEDO, L. J. C. de. Medicalizando crianças e adolescentes. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 27, n. esp.2, p. e022022, 2022. DOI: 10.52780/res.v27iesp.2.16590. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/16590. Acesso em: 29 mar. 2024.