Trabalho, flexibilidade e família: uma combinação (im)perfeita
Palabras clave:
Trabalho, Flexibilidade, Família, Gênero,Resumen
A flexibilização das relações de trabalho faz surgir novas formas de organização da esfera produtiva. Em relação à jornada, as empresas encontram maior liberdade para prolongar, diminuir ou alterar o horário e os dias de trabalho. Para os trabalhadores e as trabalhadoras, esta prática provoca alterações nas atividades cotidianas e nas dinâmicas familiares. A imprevisibilidade no tempo do trabalho parece dificultar a articulação das esferas do trabalho e da família pelas mulheres, dado que elas permanecem como as principais responsáveis pelos afazeres domésticos e pelo cuidado no interior das famílias. Este artigo objetiva compreender como a flexibilidade do tempo do trabalho afeta a vida diária das trabalhadoras e quais são as estratégias encontradas pelas mulheres para articular ambas as esferas. A análise apresentada faz parte da pesquisa desenvolvida com trabalhadores e trabalhadoras dos setores de teleatendimento e de comércio varejista de super e hipermercado.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.