Pesquisa com líderes religiosos: questões éticas e metodológicas

Autores/as

  • Maria das Dores Campos Machado UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Serviço Social – Campus da Praia Vermelha. Rio de Janeiro – RJ – Brasil.

Palabras clave:

Pesquisa, Metodologia, Liderança,

Resumen

Este artigo analisa o percurso metodológico de duas pesquisas qualitativas que tinham o propósito de conhecer percepções e atitudes de lideranças religiosas sobre uma série de problemáticas contemporâneas. Envolvendo sujeitos sociais de diferentes tradições e grupos no interior de uma mesma religião, essas investigações apresentaram várias dificuldades e exigiram grande criatividade dos pesquisadores para encontrar soluções que não comprometessem a compreensão do fenômeno estudado. Dividido em quatro seções, inicio com uma breve introdução sobre o estágio atual das pesquisas comparativas na área da religião e na segunda seção examino a experiência de uma pesquisa sobre as opiniões e iniciativas de líderes religiosos sobre as múltiplas sexualidades. Na terceira seção, discuto a metodologia e os desafios enfrentados em uma pesquisa com líderes pentecostais sobre questões socioeconômicas, culturais e políticas. Finalizo o texto com algumas considerações sobre a complexidade das pesquisas com personalidades públicas na subárea da sociologia da religião.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

MACHADO, M. das D. C. Pesquisa com líderes religiosos: questões éticas e metodológicas. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 18, n. 34, 2013. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/5972. Acesso em: 30 jun. 2024.