Dinâmicas do atendimento ao cidadão: estudo sobre o Disque-Câmara

Autores/as

  • Antonio Teixeira de Barros Cefor – Centro de Formação da Câmara dos Deputados - Programa de Mestrado em Ciência Política. Brasília – DF – Brasil.

Palabras clave:

Atendimento ao cidadão, Democracia, Câmara dos Deputados, Poder legislativo,

Resumen

O artigo analisa as dinâmicas de recepção e registro das demandas dos usuários do sistema de atendimento telefônico gratuito da Câmara dos Deputados. O objetivo foi efetuar uma imersão no universo em que os operadores do sistema de atendimento trabalham e convivem, com o intuito de entender como as demandas são recebidas, registradas e processadas. Foram priorizados os procedimentos na interação atendente-cidadão, o que inclui um protocolo específico para a linguagem telefônica. O resultado dessa interação é o registro material das mensagens, em texto e áudio, que são reduzidos a um dispositivo de inscrição burocrática, caracterizado pela racionalidade estatística. Em suma, o Disque- Câmara é regulado pela disciplina, mas constitui uma ilha funcional, desconectada das demais redes de participação social do parlamento. O referencial teórico tem como suporte visões sociológicas sobre a função mediadora do parlamento e o uso de redes sociotécnicas nesse processo. A metodologia consiste na realização de uma pesquisa de campo, que combinou visitas ao local, observação direta, entrevistas e análise documental.

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Biografía del autor/a

Antonio Teixeira de Barros, Cefor – Centro de Formação da Câmara dos Deputados - Programa de Mestrado em Ciência Política. Brasília – DF – Brasil.

Doutor em Sociologia. Docente e Pesquisador do Programa de Mestrado em Ciência Política do Centro de Formação da Câmara dos Deputados (Cefor).

Publicado

19/01/2016

Cómo citar

BARROS, A. T. de. Dinâmicas do atendimento ao cidadão: estudo sobre o Disque-Câmara. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 20, n. 39, 2016. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/7304. Acesso em: 17 jul. 2024.