Produzir maçãs, construir sentidos: gênese da pomicultura no Sul do Brasil
DOI :
https://doi.org/10.52780/res.10248Mots-clés :
Indústria brasileira de maçãs, Agentes econômicos, Tomada de posição, Estado, Mercado,Résumé
À luz da Sociologia Econômica, neste artigo analisamos aspectos da gênese da indústria brasileira de maçãs seguindo os passos da família Frey. Argumentamos que as atividades econômicas desenvolvidas pelos Frey contribuíram de forma determinante não apenas para a emergência do município de Fraiburgo (SC), como também para o desenvolvimento da moderna pomicultura brasileira. Longe da ideia do movimento espontâneo dos mercados, mostramos como a tomada de posição de um agente reconfigura o campo reconvertendo outros agentes e aproveitando uma janela de oportunidade da lei de incentivo ao reflorestamento que passa a fazer parte do universo dos possíveis. Seguimos a trajetória sócio-profissional de Willy Frey e apontamos sua habilidade em mobilizar uma rede de relações que lhe permitiu obter – tanto diretamente, como através de mediadores – intervenções favoráveis do Estado e recursos que foram essenciais à implantação de grandes pomares em Fraiburgo e, por conseguinte, à conversão da região Sul no primeiro e principal polo produtor de maçãs do Brasil.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publiée
15/02/2018
Comment citer
SILVA, L.; MAZON, M. da S. Produzir maçãs, construir sentidos: gênese da pomicultura no Sul do Brasil. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 22, n. 43, 2018. DOI: 10.52780/res.10248. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/10248. Acesso em: 25 déc. 2024.
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.