A memória social da capoeira: História e narrativas
DOI :
https://doi.org/10.52780/res.13129Mots-clés :
Memória Social, Capoeira, Baixada FluminenseRésumé
O tema proposto por este artigo é a memória social da capoeira e a sua presença na região da Baixada Fluminense-RJ. Seu objetivo é entender as seguintes questões: (i) o contexto da migração da capoeira para esta região; (ii) o surgimento da capoeira na Baixada Fluminense e; (iii) os lugares que a capoeira ocupou e vem ocupando. Para isso ele considera que a capoeira esteve presente em importantes momentos históricos do país, no entanto, na relação de poder entre o dominante e dominado, ela foi perseguida e proibida. Essa tentativa de exclusão social deixou rastros e vestígios que, através de pesquisas acadêmicas, arquivistas e etnográficas, vêm construindo a memória da capoeira em diversas localidades. Esse é o caso da presença da capoeira na região da Baixada Fluminense-RJ que, através da memória dos seus mestres, vem ganhando visibilidade.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.