Nas empresas de garagem: reflexões sobre masculinidades, empreendedorismo e mídias digitais
DOI :
https://doi.org/10.52780/res.13495Mots-clés :
Mídias digitais, Comunidades, Masculinidades, Empreendedorismo,Résumé
O artigo analisa as relações entre mídias digitais e apoio emocional, enfatizando as maneiras pelas quais se articulam aos sentidos atribuídos às masculinidades em rede. A pesquisa foi realizada a partir de entrevistas com homens, que se identificam como brancos, heterossexuais e profissionais liberais que fizeram parte de uma comunidade on-line. O estudo mostra como a comunidade, antes de ser entendida como empreendimento inovador, consolida-se a partir de relações entre homens, que encontram um espaço para lidar com as inseguranças profissionais que experimentavam, no que tange às convenções de masculinidades. Nesse sentido, essa rede de socialidade possibilita que sejam empreendedores de si mesmos e busquem transformarem-se em homens socialmente admirados por suas conquistas no trabalho e nas relações afetivas. A comunidade fez dessa modelagem social de masculinidade pelas mídias digitais um modelo de negócios de apoio emocional restrito para homens com perfil social específico de classe social, sexualidade e raça.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.