Interculturalismo, imigração e consumo

modificações corporais em imigrantes em Portugal e Espanha

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.52780/res.14034

Mots-clés :

Imigração, Modificações corporais, Consumo, Interculturalismo, Identidade

Résumé

Este artigo apresenta resultados do projeto de pesquisa Processos identitários, imigração e cirurgias plásticas, desenvolvido entre 2013 e 2014 em Portugal e Espanha. O objetivo geral consistiu em entender a intenção e a prática de cirurgias plásticas e de outras modificações corporais no contexto migratório. Realizaram-se entrevistas em profundidade com imigrantes latino-americanos, asiáticos e africanos. Para analisar as entrevistas, tomamos por base bibliografia sobre interculturalismo, sociedade do consumo e cirurgias plásticas étnicas. Os resultados indicam que as interseções entre migrações, representações e modificações corporais são múltiplas e polissêmicas e não expressam apenas trajetórias de continuidade, mas também trajetórias de ruptura.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Marcelo Ennes, Universidade Federal de Sergipe – (UFS), São Cristóvão – SE – Brasil.

Doutor em Sociologia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 1998. Pós Doutor CEMRI/UAb/Portugal, 2014.

Natália Ramos, Universidade Aberta – (UAb), Lisboa – Portugal.

Professora Associada da Universidade Aberta, Lisboa, Portugal e Investigadora e Coordenadora Científica do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais- CEMRI/UAb, FCT.

Téléchargements

Publiée

22/09/2021

Comment citer

ENNES, M.; RAMOS, N. Interculturalismo, imigração e consumo: modificações corporais em imigrantes em Portugal e Espanha. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 26, n. 51, 2021. DOI: 10.52780/res.14034. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/14034. Acesso em: 22 nov. 2024.