Animais, alimentação e classe social

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.52780/res.14077

Mots-clés :

Relações humano-animal, Alimentação, Estratificação social

Résumé

Humanidade e animalidade são conceitos construídos de forma a criar uma determinada compreensão do que é ser humano. Apesar de o homem ser um animal é contudo, o único animal que cozinha e não o faz apenas para sua espécie. Os humanos se alimentam de animais e alimentam outros animais, sejam os de criação, engorda e venda, sejam aqueles eleitos para estima. Neste trabalho, proponho uma reflexão a partir da alimentação e forma corporal, sendo esses fatores determinantes, embora sujeitos à mobilidade social, da posição ocupada pelos animais humanos e não humanos na estrutura de classe.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Juliana Abonizio, UFMT Universidade Federal de Mato Grosso. Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO-UFMT). Cuiabá MT

Doutora em Sociologia. Docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea - ECCO- da Universidade Federal de Mato Grosso.

Téléchargements

Publiée

05/01/2021

Comment citer

ABONIZIO, J. Animais, alimentação e classe social. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 25, n. 49, 2021. DOI: 10.52780/res.14077. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/14077. Acesso em: 29 déc. 2025.