O melhor amigo do homem: Afetos e cachorros no Brasil em perspectiva sociológica
DOI :
https://doi.org/10.52780/res.14080Mots-clés :
Animais de estimação, Humanos e animais, Revista , Antropomorfização, Seleções/Reader's DigestRésumé
O artigo analisa a revista Seleções/Reader's Digest com o intuito de problematizar os efeitos do discurso a partir da idéia de comportamentos corretos ou heróicos tomando cachorros como mediadores. A revista destaca qualidades humanas em animais ao mesmo tempo em que separa quem enuncia (ou compila) daquele que é objeto do discurso. Com uma seção dedicada aos animais, observamos a comparação entre americanos e sul americanos expressa pelos comportamentos de animais, em particular o cachorro como parte da família. Os cachorros são mobilizados como mediadores entre o modelo ideal estadunidense urbanizado e a pacata e selvagem América do Sul a ser domesticada. A revista inaugura um ponto de vista dos animais explorando sua antropomorfização em contraponto a forma de agir dos sul-americanos. Este exercício se realiza no contexto das tensões da segunda guerra mundial e pósguerra.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.