A noção bourdieusiana de hexis corporal em teses e dissertações brasileiras
DOI :
https://doi.org/10.52780/res.14265Mots-clés :
Hexis corporal, Habitus, Pierre Bourdieu, Catálogo de Teses & Dissertações da CAPESRésumé
O artigo apresenta a noção de hexis corporal na obra de Bourdieu e um levantamento de sua utilização em teses e dissertações brasileiras. A noção de hexis corporal compreende as disposições corporais do habitus, trata-se da compreensão do corpo enquanto um signum social. A busca realizada no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES revelou a utilização da noção de hexis corporal em pesquisas empíricas com diversos grupos sociais, tais como: professores, militares, camponeses, esportistas, dentre outros. Nessas pesquisas, a noção é associada às análises que remetem a outros aspectos da obra de Bourdieu: a distinção social, o senso prático, as disputas simbólicas, as matrizes de classificações sociais e ao corpo socialmente tratado.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.