Mudanças da propaganda eleitoral e efeitos na competição e participação em eleições municipais brasileiras entre 2008 e 2016
DOI :
https://doi.org/10.52780/res.14474Mots-clés :
Democracia eleitoral, Eleições locais, Comunicação política, Propaganda eleitoralRésumé
Este trabalho apresenta uma proposta de medição da participação e competição nas eleições brasileiras, utilizando o Índice de Democratização de Tatu Vanhanen, para o qual competição e participação são fundamentais para analisar a democracia em uma eleição. São utilizados dados agregados dos resultados das eleições nos municípios brasileiros entre os anos de 2008 e 2016, associados à estrutura de comunicação tradicional (rádio e TV) e digital nas cidades. A hipótese é a de que existe associação entre intensidade de comunicação e participação eleitoral. O objetivo é analisar se a maior ou menor estrutura de comunicação da propaganda eleitoral afeta a participação e competição das eleições, em um período no qual houve mudanças das leis eleitorais e diminuição do espaço de comunicação tradicional. A pergunta que norteia o trabalho é: a visibilidade das eleições causada com a mudanças nas regras eleitorais diminui a democracia eleitoral nesses municípios? Os resultados mostram que há efeitos em direções contrárias.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.