Mudanças da propaganda eleitoral e efeitos na competição e participação em eleições municipais brasileiras entre 2008 e 2016

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.52780/res.14474

Mots-clés :

Democracia eleitoral, Eleições locais, Comunicação política, Propaganda eleitoral

Résumé

Este trabalho apresenta uma proposta de medição da participação e competição nas eleições brasileiras, utilizando o Índice de Democratização de Tatu Vanhanen, para o qual competição e participação são fundamentais para analisar a democracia em uma eleição. São utilizados dados agregados dos resultados das eleições nos municípios brasileiros entre os anos de 2008 e 2016, associados à estrutura de comunicação tradicional (rádio e TV) e digital nas cidades. A hipótese é a de que existe associação entre intensidade de comunicação e participação eleitoral. O objetivo é analisar se a maior ou menor estrutura de comunicação da propaganda eleitoral afeta a participação e competição das eleições, em um período no qual houve mudanças das leis eleitorais e diminuição do espaço de comunicação tradicional. A pergunta que norteia o trabalho é: a visibilidade das eleições causada com a mudanças nas regras eleitorais diminui a democracia eleitoral nesses municípios? Os resultados mostram que há efeitos em direções contrárias.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Emerson U. Cervi, UFPR – Universidade Federal do Paraná. Departamento de Ciência Política. Curitiba – PR – Brasil.

Doutor em Ciência Política, com estágio pós-doutoral em partidos e eleições na Flacso-es/Univesidad de Salamanca. Professor associado do departamento de Ciência Política da UFPR. Professor permanente do programa de pós-graduação em Ciência Política (PPGCP) e do programa de pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFPR.

Daniela Silva Neves, UFPR – Universidade Federal do Paraná. Departamento de Ciência Política. Curitiba – PR – Brasil.

Doutora em Ciência Política pela UFPR, com estágio de Doutorado na Tulane University, é jornalista especializada em Comunicação Política.

Téléchargements

Publiée

21/05/2021

Comment citer

CERVI, E. U.; NEVES, D. S. Mudanças da propaganda eleitoral e efeitos na competição e participação em eleições municipais brasileiras entre 2008 e 2016. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 26, n. 50, 2021. DOI: 10.52780/res.14474. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/14474. Acesso em: 19 déc. 2024.