Os governos de Lula da Silva e os impasses à participação no Brasil
DOI :
https://doi.org/10.52780/res.14748Mots-clés :
Participação, Governo Lula da Silva, Democracia Liberal, Conciliação entre classesRésumé
O objetivo deste artigo é verificar como a correlação de forças e a assimetria de recursos políticos impactaram no processo de implementação de mecanismos de participação nos governos de Lula da Silva (2003-2010). Para tanto, realizamos um estudo de caso com foco em duas dimensões: a) correlação de forças políticas e econômicas – com a oposição partidária e setores empresariais e b) recursos políticos – oriundos dos legados institucionais, do sistema político, dos pactos e da base de apoio social. Concluímos que apesar dos impasses institucionais e da correlação de forças políticas ideologicamente heterogênea houve avanços em relação à participação política e ao acesso a bens sociais de setores até então marginalizados.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.