Amor blindado por Deus
a manutenção da convivência amorosa pelo mercado dos encontros de casais pentecostal
DOI :
https://doi.org/10.52780/res.15229Mots-clés :
Amor, Casamento, Heteronormatividade, PentecostalismoRésumé
O presente artigo tem como objeto de estudo a noção de amor e casamento cristãos. Isso se dá pelo diálogo da tradição judaico-cristã, inspirada em sua formação, pelos textos bíblicos. Desta forma, buscamos considerar os argumentos interculturais, para a partir de dentro, mostrar a sociogênese e a configuração das noções de amor, casamento e heteronormatividade do pentecostalismo brasileiro atual. Isso nos leva não apenas a delimitação do objeto e sua metodologia, mas a implicação de que este tema é de suma importância para o entendimento da realidade cultural brasileira, haja visto, a defesa, de um modelo específico de amor, casamento e família que fomenta debates. Após a descrição destas noções, segue a análise de problemas como a autoridade masculina, a indissolubilidade da união matrimonial e a prática da sexualidade em vista da reprodutividade, bem como as crises reais provenientes destes problemas e a tentativa de amenização, por meio da formação religiosa, via encontro de casais. Esta referida análise, tem como base as teorias de Norbert Elias (no referente a configuração social e a questão da sociogênese).
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.