Estudo de caso acerca da requalificação urbana no Bairro da Paz
Estudo de caso acerca da requalificação urbana no Bairro da Paz
DOI :
https://doi.org/10.52780/res.v27iesp1.15692Mots-clés :
Gentrificação, Cidades, Políticas urbanas, Segregação socioespacial, Bairro da PazRésumé
O artigo discute o uso do conceito gentrificação em contextos de valorização do solo em territórios de periferia urbana cujas transformações socioespaciais resultam da influência do poder público, iniciativa privada e complexos processos de especulação imobiliária. As mudanças em muitas destas periferias são também impactadas por lutas de movimentos sociais, que, numa Bahia afrodescendente, manifestam características e dimensões socioculturais singulares. Primeiramente se revisa o termo gentrificação para, a seguir, desenvolver como a presença de agentes gentrificadores na transformação local das cidades brasileiras também ocorre em zonas periféricas, impactando de modo peculiar a vida desses lugares. A partir do estudo de caso de teor etnográfico na cidade de Salvador, capital do estado da Bahia, analisamos os principais impactos de um processo de regulação fundiária em bairro popular sobre este tipo de gentrificação, ilustrando o processo de “aburguesamento” que vem ocorrendo na região.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.