Sobre a irremediável educação

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.52780/res.v27iesp.2.16717

Mots-clés :

Medicalização, Sujeito, Infância, Educação

Résumé

Na esteira da tradição dos estudos psicanalíticos em educação, o autor elucida a insistência atual dos adultos, ora profissionais ora simples pais, de administrarem medicamentos às crianças quando estas não estariam de fato doentes. O raciocínio se estrutura em torno do contraponto entre duas experiências educativas ocorridas no século XIX, a do “garoto selvagem do Aveyron”, na França pós-revolucionária e a de Helen Keller, uma menina de sete anos cega e surda, nos Estados Unidos pós-guerra de secessão. Tal contraponto permite esclarecer o que está em pauta em toda educação que se preze; não uma educação eficaz, como costuma-se sonhar hoje em dia, mas subjetivante, isto é, passível de fazer emergir um sujeito de palavra.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Leandro de Lajonquière, Université Paris 8 Vincennes Saint-Denis (Paris8), Saint-Denis – França

Diretor de Pesquisas, Ecole doctorale Pratiques et Théories du Sens. Doutor em Educação.

Références

DE LAJONQUIÈRE, L. Infância e ilusão (psico)pedagógica. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

DE LAJONQUIÈRE, L. A psicanálise e o debate sobre o desaparecimento da infância. Educação & Realidade, v. 31, n. 1, p. 89-106, 2006. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22973. Acesso em: 10 jan. 2022.

DE LAJONQUIÈRE, L. Figures de l’infantile. Paris: L’Harmattan, 2013.

DE LAJONQUIÈRE, L. Des réminiscences, de la vérité et de l’histoire chez Freud. Analyse Freudienne Presse, n. 26, p. 49-60, 2019. DOI: 10.3917/afp.026.0049

DE LAJONQUIÈRE, L. De l’invention bien humaine de la haine. Analyse Freudienne Presse, n. 27, p. 53-66, 2020a. DOI: 10.3917/afp.027.0053

DE LAJONQUIÈRE, L. Por uma escola inclusiva ou da necessária subversão do discurso (psico)pedagógico hegemónico. Revista Política & Sociedade, v. 19, n. 46, p. 39-64, 2020b. DOI: 10.5007/2175-7984.2020.e73724

DE LAJONQUIÈRE, Leandro. Pour que l’éducation soit au rendez-vous dans l’inclusion scolaire. Psychologie Clinique, n. 50, p. 25-35, 2020c. DOI: 10.1051/psyc/202050025

DE LAJONQUIÈRE, L. Pour une clinique de l’apprendre entre connaissance et savoir. Cliopsy, n. 24, p. 89-105, 2020d. DOI: 10.3917/cliop.024.0089

DE LAJONQUIÈRE, L. A psicanálise, o autismo e a prevenção na infância: a polêmica Lei 13.438. In: CAPONI, S.; STOLF-BRZOZOWSKI, F.; DE LAJONQUIERE, L. (org.). Saberes expertos e medicalização da infância. São Paulo: Liber Ars, 2021a. p. 91-117.

DE LAJONQUIÈRE, L. De um psicanalista na educação. In: ROSADO, J.; PESSOA, M. (org.) As abelhas não fazem fofoca. Estudos psicanalíticos no campo da educação. São Paulo: Instituto Langage, 2021b. p. 13-38.

FREUD, S. Tótem y Tabú [1912-13]. In: FREUD, S. Obras completas. Madri: Biblioteca Nueva, 1973a. v. 2, p. 1745-1850.

FREUD, S. Prefacio para un libro de August Airchhorn [1925]. In: FREUD, S. Obras completas. Madri: Biblioteca Nueva, 1973b. v. 3, p. 3216-3217.

FREUD, S. Em malestar en la cultura [1929]. In: FREUD, S. Obras completas. Madri: Biblioteca Nueva, 1973c. v. 3, p. 3017-3067.

ITARD, J. Victor de l’Aveyron [1801]. Paris: Éditions Allia, 1994.

KELLER, H. The story of my life – with her letters (1887-1901) and a supplementary account of her education, including passages from the reports and letters of her teacher, Anne Mansfield Sullivan. New York: Doubleday Page & Company, 1903.

LACAN, J. Fonction et champ de la parole et du langage en psychanalyse [1953]. In: LACAN, J. Écrits. Paris: Éditions du Seuil, 1966. p. 37-322.

LACAN, J. Le Séminaire. Livre XX - Encore [1972-1973]. Paris: Editions du Seuil, 1975.

LACAN, J. Deux notes sur l’enfant [1969]. Ornicar? n. 37, 1986. p. 13-14.

LACAN, J. Joyce le Symptôme [1975]. In: LACAN, J. Autres écrits. Paris: Editions du Seuil Paris: Editions du Seuil, 2001. p. 565-570.

O GAROTO selvagem. Direção: François Truffaut, Título Original: L’enfant sauvage. França, 1969.

O MILAGRE de Anne Sullivan. Direção: Arthur Penn. Título original: The Miracle Worker. Estados Unidos da América-USA, 1962.

PIAGET, J. Biologie et connaissance. Paris: Gallimard, 1967.

Publiée

30/09/2022

Comment citer

DE LAJONQUIÈRE, L. Sobre a irremediável educação. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 27, n. esp.2, p. e022018, 2022. DOI: 10.52780/res.v27iesp.2.16717. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/16717. Acesso em: 18 nov. 2024.