Fake news, política e racismo religioso no Brasil (2020-2022)
DOI :
https://doi.org/10.52780/res.v29i1.17382Mots-clés :
Fake News, Política, Racismo ReligiosoRésumé
Este artigo evidencia três casos de Fake News produzidas durante o contexto das disputas eleitorais de 2020 até 2022, onde personagens políticos concorrentes dos candidatos bolsonaristas foram associados às religiões de matrizes africanas, e expostos em diversos canais de divulgação, como “o mal que assola o povo brasileiro”. Temos o objetivo de provocar uma breve reflexão acerca das divulgações dessas falsas notícias que transpassavam para o campo espiritual as disputas políticas partidárias. Destacamos como a ótica discriminatória presente no imaginário da população brasileira serviu para dispersar votos, ao mesmo tempo que contribuía na ampliação do racismo destinado historicamente as vertentes afroreligiosas com mais popularidade no Brasil, o candomblé e a umbanda.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.