Juventudes, protestos e ação coletiva
uma análise dos eventos de protestos recentes no Brasil
DOI :
https://doi.org/10.52780/res.v29iesp1.19437Mots-clés :
Juventude, Protestos, Movimentos sociais, Ação coletivaRésumé
O presente artigo visa contribuir com os estudos acerca da ação coletiva, juventudes e movimentos sociais, analisando os protestos e mobilizações empregadas pelas juventudes organizadas em movimentos, organizações, partidos políticos, mas também as ações realizadas pelas juventudes não inseridas nesses grupos. Para isso, utilizamos a metodologia de Análise de Evento de Protesto (AEP) a fim de compreendermos as táticas utilizadas, as principais demandas desses protestos, as organizações e movimentos presentes e onde esses protestos mais se concentram. Utilizamos um banco de dados construído a partir de notícias veiculadas na mídia sobre as manifestações e protestos das juventudes entre janeiro de 2022 e janeiro de 2024. Observamos que a região sudeste foi onde mais teve registros de protestos das juventudes, sendo, em sua maioria, protestos envolvendo o tema da educação. Destacamos ainda que as demandas se relacionam às políticas específicas, portanto, tendo o Estado como o principal ator reivindicado.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.