A memetização do discurso bolsonarista sobre combate à pandemia da COVID-19
democracia sanitária à prova da desinformação
DOI :
https://doi.org/10.52780/res.v29i2.19442Mots-clés :
Memes de internet, Desinformação, Covid-19, Bolsonarismo, DiscursoRésumé
O artigo discute como memes de internet atuam como operadores semióticos da formação discursiva bolsonarista à serviço da desinformação sobre medidas de combate à pandemia da COVID-19, no Brasil. Empregamos alguns postulados da Análise do discurso na inspeção de memes publicados em redes sociais online por internautas e parlamentares brasileiros alinhados à posição do ex-presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, sobre a realidade pandêmica no país. A crítica humorística às orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) é veiculada em unidades semióticas jocosas (memes) em três registros principais: prevenção, tratamento e imunização contra a doença. Inferimos como a memetização de fakenews sobre o vírus e sua letalidade corroborou para a negação da gravidade de um problema público global em redes sociais digitais. O discurso bolsonarista paralelo ao consenso científico mundial sobre medidas de combate à doença se tornou um caso exemplar de ideologização da saúde pública no Brasil com repercussões danosas para a democracia sanitária no país.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.