Novas perspectivas do bem-estar cultural
o papel do terceiro setor no patrimônio cultural
DOI :
https://doi.org/10.52780/res.v30i2.20467Mots-clés :
Empreendedorismo Coletivo, Bem-Estar Cultural, Comunidade De Patrimônio, Economia SocialRésumé
Este ensaio baseia-se em uma pesquisa realizada em 2021-2022 pela Fundação Escola de Bens e Atividades Culturais do Ministério da Cultura da Itália. Os dados obtidos fornecem uma visão geral interessante de uma realidade emergente no terceiro setor italiano, as “comunidades de patrimônio” – grupos formais ou informais capazes de aprimorar e preservar o patrimônio cultural tangível e intangível da Itália. Este artigo define essas comunidades de patrimônio como caminhos para o bem-estar cultural. Ele propõe identificar nas comunidades do patrimônio mecanismos inovadores em termos de práticas e políticas de bemestar cultural, uma nova forma de bem-estar inspirada pelo reconhecimento da Organização Mundial da Saúde, em 2019, da relação fundamental entre cuidado e cultura.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence

À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.
