Fragmentação ou segmentação social? Durkheim, Debord e o jornalismo segmentado

Auteurs

  • Mara Ferreira Rovida

Mots-clés :

Segmentação, Fragmentação, Jornalismo, Divisão do trabalho social, Durkheim

Résumé

Os processos de fragmentação social estão cada vez mais em foco nas discussões sociológicas contemporâneas, sendo também uma preocupação dos estudiosos da comunicação. A partir de uma visão sociológica dos processos de divisões sociais e suas consequências, que em alguns casos têm a ver com a fragmentação, pretendemos, neste artigo, observar de que maneira as divisões sociais estão refletidas no surgimento de formas diferenciadas de comunicação. Nosso objetivo é demonstrar a correlação da existência do Jornalismo Segmentado com a intensificação do processo de divisão do trabalho social e verificar se esse formato de jornalismo evidencia ou não um processo de fragmentação. Para essa análise faremos um confronto de ideias de duas correntes teóricas diferentes, a Sociedade do Espetáculo e as idéias de Niklas Luhmann e Émile Durkheim.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Comment citer

ROVIDA, M. F. Fragmentação ou segmentação social? Durkheim, Debord e o jornalismo segmentado. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 16, n. 30, 2011. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/3886. Acesso em: 22 nov. 2024.