Abordagens sobre riscos na sociedade contemporânea: uma reflexão envolvendo a sociedade haitiana
Mots-clés :
Sociedade de risco, Haiti, Vulnerabilidade, Pobreza,Résumé
As reflexões provenientes da teoria da sociedade de risco no mundo contemporâneo preveem mudanças, não só no plano pessoal mas também institucionais, onde adequações nos padrões globais de produção e consumo são condicionantes para a prevenção de diversos riscos aos quais a população está cada vez mais suscetível. O artigo pretende analisar as potencialidades e limites do debate contemporâneo sobre os riscos (especialmente os relacionados à saúde) quando aplicado ao contexto da sociedade haitiana. Mostramos as peculiaridades do debate sobre as correlações: saúde-predisposição genética e saúde-estilo de vida, próprias do debate sobre os riscos à saúde nas sociedades desenvolvidas, em contraste com os aspectos sócio econômicos, que envolvem o conceito de risco no contexto de uma sociedade extremamente vulnerável. Os fatores de risco não estão separados da influência do contexto socioeconômico e cultural e a noção de risco nesta sociedade apresenta outra significação quando comparada às sociedades desenvolvidas, sendo eminentemente emergencial e pragmática.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.