O lucro adiado: conceito essencial da sociologia da literatura de Bourdieu

Auteurs

  • Rodrigo do Prado Bittencourt UC – Universidade de Coimbra. Faculdade de Letras. Coimbra

DOI :

https://doi.org/10.52780/res.9075

Mots-clés :

Sociologia da Literatura, Bourdieu, Campo literário, Lucro,

Résumé

Com As regras da arte: a gênese e estrutura do campo literário (Les Règles de l’art. Genèse et structure du champ littéraire), Bourdieu revoluciona a Sociologia da Literatura e incute-lhe novo vigor. Diferente dos trabalhos de profunda erudição e intenso matiz filosófico da “Escola de Frankfurt”, ele focou na objetividade da análise empírica. O que, neste caso, não significa superficialidade: após a descrição dos fatos, Bourdieu empreende uma profunda análise do conjunto de forças que opera sobre os agentes do campo literário. Este artigo pretende discutir um dos elementos principais deste livro do sociólogo francês: o lucro adiado e a busca por prestígio.

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Biographie de l'auteur

Rodrigo do Prado Bittencourt, UC – Universidade de Coimbra. Faculdade de Letras. Coimbra

Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2007) e Mestrado em Teoria e História Literária pela Universidade de Campinas. Cursa o Doutoramento em Literatura de Língua Portuguesa, na Universidade de Coimbra, com bolsa da CAPES para doutorado pleno no exterior. 

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Publiée

12/09/2017

Comment citer

BITTENCOURT, R. do P. O lucro adiado: conceito essencial da sociologia da literatura de Bourdieu. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 22, n. 42, 2017. DOI: 10.52780/res.9075. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/9075. Acesso em: 27 juill. 2024.