A germinação do empreendedor do Brasil contemporâneo: O neoliberalismo visto sob o contexto nacional recente
DOI:
https://doi.org/10.52780/res.12815Palavras-chave:
Empreendedorismo, Neoliberalismo, Lulismo, Classes populares, Nova classe média brasileiraResumo
O artigo apresenta uma discussão sobre o desenvolvimento de um tipo específico de empreendedor na sociedade brasileira contemporânea. Os avanços sociais e econômicos dos governos lulistas possibilitaram um crescimento da renda de parte significativa da população brasileira que, ao adquirir novos modos de vida, viu também suas referências culturais serem transformadas. Em especial, a figura do empreendedor tornou-se representativa da nova realidade brasileira. No contexto de uma sociedade neoliberal, onde as empresas de si mesmo e a norma da concorrência se propõem universais, a acepção do simbolismo empreendedor se fez ainda mais latente. Contudo, observou-se no Brasil contemporâneo um tipo de empreendedor distinto daquele retratado pelo discurso neoliberal. Para mostrar essas diferenças, oito trajetórias de empreendedores populares brasileiros foram mobilizadas, e ao final, importantes ambiguidades e novas categorias de valores e ações puderam ser identificadas, configurando um empreendedor característico do Brasil recente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.