O medo dos muçulmanos
o inóspito espaço para migrantes
DOI:
https://doi.org/10.52780/res.14894Palavras-chave:
Islamofobia, Xenofobia, Extrema Direita, Espaço PúblicoResumo
O espaço social contemporâneo nas grandes cidades ocidentais recebe muçulmanos que estão em situação de refúgio e migração. Junto às transformações globais acarretadas por diferentes dinâmicas, a islamofobia surge enquanto discurso e prática sobre essas populações. Neste artigo, objetiva-se discutir as representações sobre os muçulmanos em situação de refúgio tomando-se como representativos quatro eventos recentes na década de 2010 envolvendo a direita e a extrema direita: o atentado de Anders Breivik na Noruega; a manifestação do grupo Direita São Paulo na capital do estado; a manifestação do grupo Geração de Mártires no Rio de Janeiro; e o atentado terrorista contra uma mesquita na cidade de Christchurch, na Nova Zelândia. Indicamos a internet enquanto meio de projeção dos discursos anti- Islam e anti-refugiados. Concluímos que a islamofobia, enquanto mentalidade, deve ser problematizada, uma vez que a xenofobia acerca dos muçulmanos é socialmente estimulada mais do que resultante exclusivamente de processos psicológicos individuais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.