A pandemia territorializada
Vida diária em dois bairros de Buenos Aires
DOI:
https://doi.org/10.52780/res.v27iesp1.15863Palavras-chave:
Pandemia, Território, Vida quotidiana, Mobilidade, Buenos AiresResumo
Este artigo trata da experiência da pandemia de COVID-19 na perspectiva de moradores de dois bairros da cidade de Buenos Aires, Argentina. Neste quadro, debruça-se sobre as mudanças, adaptações e redefinições que o contexto pandêmico impôs ao quotidiano na sua interface com o território. Dá atenção especial à vivência do isolamento social preventivo e obrigatório e seus impactos na sociabilidade do bairro. A análise parte do pressuposto de que a pandemia, embora de natureza global, tem efeitos e significados com ancoragem local, enfatizando sua natureza situada. Efeitos e significados são lidos em articulação com as práticas de adaptação realizadas pelos cidadãos. A estratégia metodológica em que se baseia o trabalho é qualitativa. Foram realizadas 11 entrevistas em profundidade com moradores dos bairros Lugano e San Telmo da Cidade de Buenos Aires, no mês de julho de 2021. Os principais achados têm a ver com as estratégias de adaptação individual e coletiva que se configuram no contexto da pandemia para sustentar a vida diária.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.