A política por detrás da técnica: o processo de recentralização na organização da assistência social na França

Autores

  • Antoinette Kuijlaars

Palavras-chave:

Assistência social, Relações de forças institucionais, Organização institucional e política, Indenização do desemprego, Descentralização do Estado, Recentralização do Estado,

Resumo

O sistema de assistência social francês é geralmente tido como exemplar pelo seu alcance social, bem como pela qualidade e diversidade de seus serviços. No entanto, esse sistema vem conhecendo uma evolução estreitamente ligada ao contexto econômico e às políticas desenvolvidas desde a década de 1980. Desnaturalizando o contexto econômico, o que parece dar-se são medidas eminentemente administrativas e técnicas, por meio do estudo de uma alocação social, constituindo-se então como resultado de vontades políticas. Dessa forma, o artigo mostra o processo efetivo e não ofi cial de recentralização do Estado francês.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24/09/2010

Como Citar

KUIJLAARS, A. A política por detrás da técnica: o processo de recentralização na organização da assistência social na França. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 15, n. 29, 2010. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/2976. Acesso em: 29 mar. 2024.