A invenção da favela ecológica: um olhar sobre turismo e meio ambiente no Morro Babilônia
Palavras-chave:
Turismo, Favela, Meio ambiente,Resumo
Este artigo trata da invenção do que denomino favela ecológica, processo ocorrido nas favelas Babilônia e Chapéu Mangueira no Morro da Babilônia, Leme, Zona Sul da cidade do Rio Janeiro, de 1989 até 2013, culminando com a criação do Parque Natural Municipal da Paisagem Carioca. Analiso este processo em consonância com a ampliação do turismo em favelas cariocas e compreendo que a invenção da favela ecológica é a união de dois itens que passaram a ser atrativos turísticos: a favela e o meio ambiente/ecologia. O envolvimento dos moradores da favela no reflorestamento da área que deu origem ao recém-criado parque e contribui para a invenção da favela ecológica, através da redefinição da identidade destas favelas, que passam a ser atrelada à ideia preservação do meio ambiente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
MORAES, C. A invenção da favela ecológica: um olhar sobre turismo e meio ambiente no Morro Babilônia. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 18, n. 35, 2013. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/6464. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.