Negrismo e negritude na história da música popular brasileira: entre textos e canções

Autores

  • Juliano Nogueira de Almeida CEFET ‒ Centro Federal de Educação Tecnológica ‒ Estudos de Linguagens ‒ Belo Horizonte ‒ MG ‒ Brasil

Palavras-chave:

Canção, Etnicidade, Negro-brasilidade,

Resumo

O trabalho pretende discutir questões relativas ao negrismo e às estéticas da negritude. Para tanto, tomo como objeto a série fonobibliográfica História da Música Popular Brasileira, lançada pela Abril Cultural, em 1970. É possível notar as nuances do discurso acerca da cultura negro-brasileira estabelecida pelo corpo editorial da coleção e de seus especialistas, mesmo que as imagens sobre o negro sejam observadas de modo oblíquo em relação ao conjunto da obra. Por outro lado, os músicos e intérpretes homenageados pela coleção por meio de seu discurso e de suas produções cancionais performatizavam a sua etnicidade, tendo como elemento recorrente questões relativas à negritude e à negro-brasilidade.

Biografia do Autor

Juliano Nogueira de Almeida, CEFET ‒ Centro Federal de Educação Tecnológica ‒ Estudos de Linguagens ‒ Belo Horizonte ‒ MG ‒ Brasil

Doutorando em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG; Mestre em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG; Especialista em História da Cultura e da Arte pela UFMG; Graduado em História pela UFV

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Publicado

11/02/2019

Edição

Seção

Literatura Negra Brasileira