De donzela em perigo a herói feminino: o preâmbulo de Christine Daaé em O fantasma da Ópera, de Gaston Leroux, e sua última adaptação cinematográfica
Palavras-chave:
Cinema, Herói feminino, Literatura gótica, O fantasma da ópera,Resumo
O gênero gótico vem à tona como a fonte legítima que forneceu a licença necessária para descrever intensamente os medos, os terrores e os horrores que as revoluções sociais provocaram em nome do progresso. Como exemplo deste tumulto mundial, o objetivo deste artigo é analisar a trajetória da personagem Christine Daaé em O fantasma da ópera, de Gaston Leroux (1911), e na adaptação cinematográfica homônima de 2004 para investigar como autor e narrador conseguem subverter a representação de Mademoiselle Daaé, fazendo uso de elementos góticos: como o quadro de uma história dentro de uma história, o recurso do indizível, e a dicotomia da superfície e do profundo (SEDGWICK, 1986), juntamente com o simbolismo da cor na transposição de mídia. Tanto o original quanto a adaptação cinematográfica ilustram o grande ponto de virada na narrativa, em relação à personagem de Daaé, devido ao fato de que ela transiciona de donzela em perigo a herói feminino, uma vez que está inserida na estrutura de um romance, controlando o ambiente ao seu redor e resolvendo os problemas e as contradições do romance gótico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Itinerários. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.