De donzela em perigo a herói feminino: o preâmbulo de Christine Daaé em O fantasma da Ópera, de Gaston Leroux, e sua última adaptação cinematográfica

Autores

  • Caroline Navarrina de Moura Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Lis Yana de Lima Martinez UFRGS Universidade Federal do Rio Grande do Sul ‒ Instituto de Letras ‒ Programa de Pósgraduação em Letras ‒ Porto Alegre ‒ RS
  • Lucia Sá Rebello UFRGS ‒ Universidade Federal do Rio Grande do Sul ‒ Instituto de Letras ‒ Programa de Pósgraduação em Letras ‒ Brasil

Palavras-chave:

Cinema, Herói feminino, Literatura gótica, O fantasma da ópera,

Resumo

O gênero gótico vem à tona como a fonte legítima que forneceu a licença necessária para descrever intensamente os medos, os terrores e os horrores que as revoluções sociais provocaram em nome do progresso. Como exemplo deste tumulto mundial, o objetivo deste artigo é analisar a trajetória da personagem Christine Daaé em O fantasma da ópera, de Gaston Leroux (1911), e na adaptação cinematográfica homônima de 2004 para investigar como autor e narrador conseguem subverter a representação de Mademoiselle Daaé, fazendo uso de elementos góticos: como o quadro de uma história dentro de uma história, o recurso do indizível, e a dicotomia da superfície e do profundo (SEDGWICK, 1986), juntamente com o simbolismo da cor na transposição de mídia. Tanto o original quanto a adaptação cinematográfica ilustram o grande ponto de virada na narrativa, em relação à personagem de Daaé, devido ao fato de que ela transiciona de donzela em perigo a herói feminino, uma vez que está inserida na estrutura de um romance, controlando o ambiente ao seu redor e resolvendo os problemas e as contradições do romance gótico.

Biografia do Autor

Caroline Navarrina de Moura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Estudos de Literatura, na linha de pesquisa Sociedade, (inter)textos literários e tradução nas
Literaturas Estrangeiras Modernas pelo PPG Letras UFRGS.

Lis Yana de Lima Martinez, UFRGS Universidade Federal do Rio Grande do Sul ‒ Instituto de Letras ‒ Programa de Pósgraduação em Letras ‒ Porto Alegre ‒ RS

Doutoranda em Estudos de Literatura pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Letras UFRGS. Atua na área de Teoria, Crítica e Comparatismo tendo sua pesquisa voltada aos estudos Intemidiáticos, Intertextuais e Interdisciplinares.

Lucia Sá Rebello, UFRGS ‒ Universidade Federal do Rio Grande do Sul ‒ Instituto de Letras ‒ Programa de Pósgraduação em Letras ‒ Brasil

Professora associada do Instituto de Letras e do Programa de Pós-graduação em Letras da UFRGS.

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Publicado

27/02/2019

Edição

Seção

O Gótico e as Mulheres