Caminhos em curso da poesia brasileira escrita por mulheres

as plaquetes da nosotros

Autores

  • Ana Rüsche Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Departamento de Letras Modernas. São Paulo, SP, Brasil
  • Pilar Lago e Lousa Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem. Programa de Pós-graduação em Teoria e História Literária. Campinas, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8030-1641

DOI:

https://doi.org/10.58943/irl.v1i55.16480

Palavras-chave:

Poesia contemporânea, Mulheres, Mercado editorial, nosotros, editorial, Crítica literária feminista

Resumo

O artigo analisa publicações da nosotros, editorial – editora independente preocupada em dar visibilidade à produção de mulheres argentinas e brasileiras. Em plaquetes lançadas, em sua maioria, de forma bilíngue (espanhol-português), a editora retrata o trabalho, em curso, de poetas com diversidade temática e estética. O texto pretende discutir: i) processos de apagamento e inclusão de mulheres em meios institucionais e antologias poéticas na poesia brasileira; ii) a dificuldade de uma poeta madura continuar publicando ainda hoje; iii) o mercado independente como o espaço que resta possível para articular resistências e novas poéticas; iv) os temas do deslocamento físico e a busca por novas estradas para se encontrar caminhos. Na metodologia, apontam-se estatísticas sobre antologias poéticas do início do século XXI para se medir a exclusão de mulheres, além do uso de chaves teóricas dos estudos de gênero e da crítica feminista para análise dos poemas. Conclui-se que a tarefa editorial da nosostros e este próprio texto são gestos para se garantir a memória de poetas mulheres, retratar seus trabalhos em curso, para afirmar que existem e para poderem persistir no porvir.

Biografia do Autor

Pilar Lago e Lousa, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem. Programa de Pós-graduação em Teoria e História Literária. Campinas, SP, Brasil

Doutoranda em Teoria Literária na Unicamp, Bolsista Capes orientanda de Suzi Frankl Sperber. Desenvolve a pesquisa Memória, substantivo feminino, que procurar verificar como a memória é entrecortada e atravessada por questões de gênero em tres romances contemporâneos escritos por mulheres, a saber: Sinfonia em Branco - De Adriana Lisboa; Ponciá Vicêncio - de Conceição Evaristo; e Quarenta Dias - de Maria Valéria Rezende. Integra o grupo de pesquisa Pulsão de Ficção, coordenado por sua orientadora a Profa. Dra. Suzi Sperber. Integra também o grupo de pesquisa Ursuliñas, grupo horizontal de escritoras e pesquisadoras latino-americanas que estuda a autoria feminina escrita por mulheres no contexto da Ficção Científica. Bolsista capes, desenvolve a pesquisa  É também Mestra em Estudos Literários pela UFG, e, como bolsista capes, na ocasião, desenvolveu pesquisa a respeito da novíssima poesia contemporânea escrita por mulheres ao analisar as obras de Elizandra Souza e Luiza Romão. Possui diversos artigos, ensaios e resenhas publicados em revistas eletrônicas, blogs e sites. Articula principalmente os temas, mas não se restringindo a eles: literatura contemporânea brasileira e latino-americana; representação e autorrepresentação de mulheres na literatura; teoria e crítica literária; estudos de gênero; teorias feministas; estudos da memória e estudos culturais. Membro do Conselho Editorial da Revista Reiva. É uma das mediadoras do clube de leitura feminista Leia Mulheres Goiânia.

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Publicado

22/03/2023