Bodies and parties

um ensaio sobre o corpo feminino em “O ponto do marido”, de Carmen Maria Machado

Autores

  • Pâmela Nogarotto UFPR – Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes – Departamento de Letras – Programa de Pós-graduação em Estudos Literários. Curitiba – PR – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.58943/irl.v1i56.17834

Palavras-chave:

Corpo, Literatura contemporânea, Crítica literária feminista, Realismo

Resumo

Este ensaio se debruça sobre a representação do corpo feminino no conto O ponto do marido de Carmen Maria Machado. A autora utiliza recursos estéticos que convidam quem lê a se envolver corporalmente com o texto, além de lançar mão da mise en abyme para trazer histórias populares estadunidenses de corpos femininos em situações trágicas. Isso será pensado como corps en abyme. Baseado na ideia de que a própria literatura é um corpo, o argumento é o de que a negação do que é canônico no texto-corpo se entrelaça à radicalização do corpo feminino na escrita de autoria feminina como a de Carmen Maria Machado. Essa leitura se dará a partir da Teoria Feminista (CONBOY et al., 1997) e da Crítica Literária Feminista (FELSKI, 2003).

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Publicado

07/08/2023