A lei de cotas e seus impactos no ensino da literatura portuguesa

Autores

  • Larissa da Silva Lisboa Souza UFLA – Universidade Federal de Lavras – Faculdade de Ciências Humanas, Educação e Linguagens (FAELCH). Lavras – MG – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.58943/irl.v1i58.18804

Palavras-chave:

Literatura, Lei de Cotas, Currículo, Literatura Portuguesa

Resumo

O presente artigo tem como objetivo tecer reflexões quanto às reformulações curriculares no ensino da literatura portuguesa, com foco no alunado contemplado pelas Leis de Cotas (12.711/12 e 14.723/23). Como parte das discussões relacionadas à permanência desses estudantes, algumas estratégias de leitura são fundamentais à interpretação dos textos, bem como à dinamicidade das disciplinas. Nessa perspectiva, legitimar diferentes leituras, sobretudo quanto à tradição literária como possibilidade à reinterpretação do passado colonial, promoveria o fomento pela leitura literária em suas diferenças, de forma a integrar o estudante cotista. Portanto, a partir de dados específicos da Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais, relacionados ao alto número de evasão desses alunos, além de discussões quanto às problemáticas relacionadas ao ensino dessa literatura, desde o Ensino Básico, as discussões propostas pretendem contribuir às novas diretrizes, como promoção ao debate de ideias que subvertam currículos fixos e pertencentes a visões sobre o alunado idealizado e, consequentemente, distante das realidades vivenciadas nas Universidades.

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Publicado

19/03/2024