Repetições e rupturas

performances femininas ao longo de três gerações, em Maina Mendes, de Maria Velho da Costa

Autores

  • Kethlyn Sabrina Gomes Pippi UFSM – Universidade Federal de Santa Maria. Bacharelado em Letras – Português/Literaturas. Santa Maria – RS – Brasil https://orcid.org/0000-0002-1495-5129
  • Raquel Trentin Oliveira UFSM – Universidade Federal de Santa Maria. Centro de Artes e Letras – Departamento de Letras Vernáculas. Santa Maria – RS – Brasil https://orcid.org/0000-0003-3366-9811

DOI:

https://doi.org/10.58943/irl.v1i59.19631

Palavras-chave:

Figuração, Personagem, Performance de gênero, Maina Mendes, Maria Velho da Costa

Resumo

Este trabalho propõe uma análise sobre as repetições e rupturas nas performances das personagens femininas de três gerações de uma família portuguesa pertencente à burguesia do final do século XIX até meados do século XX presentes no inaugural romance de Maria Velho da Costa, publicado pela primeira vez em 1969, Maina Mendes (1977). Com base no conceito de performance (Butler, 2019), busca-se compreender o complexo e gradual processo de figuração (Reis, 2018) das personagens femininas que ora realizam repetições de comportamentos que cumprem a norma social destinada às mulheres, atualizando e reificando a noção de gênero imperante naquele contexto social, ora efetivam rupturas através da negação, em todo ou em partes, da adequação de seus comportamentos àquela norma social provocando, assim, desestabilidades.

Biografia do Autor

Kethlyn Sabrina Gomes Pippi, UFSM – Universidade Federal de Santa Maria. Bacharelado em Letras – Português/Literaturas. Santa Maria – RS – Brasil

Kethlyn Sabrina Gomes Pippi é graduanda do curso de Bacharelado em Letras - Português/Literaturas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico vinculada ao projeto de pesquisa Perspectivas em jogo na leitura da literatura portuguesa contemporânea sob orientação da Prof.ª Dr.ª Raquel Trentin Oliveira. Integrante do Grupo de Estudos da narrativa (hiper)contemporânea (CNPq).

Raquel Trentin Oliveira, UFSM – Universidade Federal de Santa Maria. Centro de Artes e Letras – Departamento de Letras Vernáculas. Santa Maria – RS – Brasil

Raquel Trentin Oliveira é professora associada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), atuando nos cursos de graduação e pós-graduação em Letras. Concluiu seu Doutorado na UFSM, em 2008, e seu Pós-Doutorado na Universidade de Coimbra, em 2014. Entre suas publicações mais relevantes, está o livro Eça de Queirós e o espaço romanesco (EDIPUCRS, 2014) e A personagem na narrativa literária (Ed. UFSM, 2022), este em coautoria com Gisele Seeger. É colaboradora do Dicionário de personagens da ficção portuguesa (Centro de Literatura Portuguesa, da Universidade de Coimbra), coordenadora do Grupo de Estudos da narrativa (hiper)contemporânea (CNPQ) e integrante do Grupo Eça (CNPQ).

Downloads

Publicado

05/12/2024