Partes de África (1991)

um mosaico colonial

Autores

  • Viviane dos Santos Cardoso Universidade Federal de São Carlos (PPGLit/UFSCar). São Carlos - SP - Brasil https://orcid.org/0009-0003-5119-2188
  • Franco Baptista Sandanello Academia da Força Aérea

DOI:

https://doi.org/10.58943/irl.v1i60.20267

Palavras-chave:

Partes de África, Helder Macedo, Colonialismo, Póscolonialidade, Portugal

Resumo

Lançado em 1991, Partes de África, primeiro romance do escritor português Helder Macedo (1935-), é um mosaico de narrativas de memórias pessoais e nacionais de um narrador que acompanhou de perto o processo de colonização portuguesa em alguns países da África. O senso de despertencimento e a posição anticolonial com a qual o protagonista, filho e neto de administradores das colônias portuguesas, e a maneira introspectiva, documentária e biográfica de narrar as imbricações e o impacto do projeto colonial português no continente africano demonstram o engajamento histórico, social e crítico da obra. O espaço fronteiriço no qual o narrador passa a infância, mas com o qual não se identifica, além de figurar as divisões que o colonialismo logrou entre os povos, chama-nos a atenção para o impacto que gerou na formação ética e social das civilizações.

Biografia do Autor

Franco Baptista Sandanello, Academia da Força Aérea

Professor da Academia da Força Aérea (AFA). Docente do PPG em Estudos de Literatura da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e do PPG em Letras da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Membro do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa. E-mail: 

Downloads

Publicado

24/06/2025

Edição

Seção

Helder Macedo: uma homenagem ao escritor, ao crítico, ao poeta