Partes de África (1991)

um mosaico colonial

Autores/as

  • Viviane dos Santos Cardoso Universidade Federal de São Carlos (PPGLit/UFSCar). São Carlos - SP - Brasil https://orcid.org/0009-0003-5119-2188
  • Franco Baptista Sandanello Academia da Força Aérea

DOI:

https://doi.org/10.58943/irl.v1i60.20267

Palabras clave:

Partes de África, Helder Macedo, Colonialismo, Póscolonialidade, Portugal

Resumen

Lançado em 1991, Partes de África, primeiro romance do escritor português Helder Macedo (1935-), é um mosaico de narrativas de memórias pessoais e nacionais de um narrador que acompanhou de perto o processo de colonização portuguesa em alguns países da África. O senso de despertencimento e a posição anticolonial com a qual o protagonista, filho e neto de administradores das colônias portuguesas, e a maneira introspectiva, documentária e biográfica de narrar as imbricações e o impacto do projeto colonial português no continente africano demonstram o engajamento histórico, social e crítico da obra. O espaço fronteiriço no qual o narrador passa a infância, mas com o qual não se identifica, além de figurar as divisões que o colonialismo logrou entre os povos, chama-nos a atenção para o impacto que gerou na formação ética e social das civilizações.

Biografía del autor/a

Franco Baptista Sandanello, Academia da Força Aérea

Professor da Academia da Força Aérea (AFA). Docente do PPG em Estudos de Literatura da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e do PPG em Letras da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Membro do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa. E-mail: 

Publicado

24/06/2025

Número

Sección

Helder Macedo: uma homenagem ao escritor, ao crítico, ao poeta