Antonio Candido e a formação da literatura comparada
Palavras-chave:
Antonio Candido, Literatura comparada, História da crítica literária no Brasil, Teorias críticas, Crítica dialética,Resumo
O artigo analisa a obra crítica de Antonio Candido observando a sua importância para o surgimento e a consolidação da Literatura Comparada no Brasil. Pretende-se enfocar a relação entre suas formulações teóricas e os contextos sociais e históricos em que elas foram geradas, atentando para a singularidade de suas proposições diante dos impasses teóricos do século XX. A proposta é analisar, especifi camente, a formulação e aplicação de um método comparatista em alguns ensaios da obra Formação da Literatura Brasileira, de 1959, e também avaliar a alteração de alguns parâmetros de análise em estudos posteriores do autor.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Itinerários. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.