A literatura em língua alemã e o período do exílio (1933-1945): a produção literária, a experiência do exílio e a presença de exilados de fala alemã no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.58943/irl.v0i0.2829Abstract
Este trabalho apresenta em sua primeira parte os principais aspectos da história da literatura em língua alemã do exílio, que está intrinsecamente ligada à instauração do regime nazista na Alemanha em 1933 e na Áustria após a anexação deste país à Alemanha em 1938. Nesta primeira parte são apresentadas também as principais características desta literatura e as obras literárias mais relevantes deste período que se estende até 1945. Em sua segunda parte, há uma apresentação concisa das condições do exílio e da produção literária de exilados de fala alemã no Brasil.
Palavras-chave: Nacional-socialismo; literatura alemã do exílio; história do exílio; exílio no Brasil; literatura do exílio no Brasil.
Downloads
Issue
Section
License
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Itinerários. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.