<i>“Os corpos cercados”</i> e o campo de concentração poética

Autores/as

  • Karina Marize Vitagliano UNESP - Universidade Estadual Paulista/São José do Rio Preto - SP
  • Sônia Helena de Oliveira Raymundo Piteri UNESP - Universidade Estadual Paulista/São José do Rio Preto - SP

Palabras clave:

Llansol, Intersecção de gêneros, Narratividade, Textualidade, “Cenas fulgor”,

Resumen

As potencialidades da escrita no conto “Os corpos cercados”, inserido em Os pregos na erva (1962), de Maria Gabriela Llansol, vêm à tona por meio de “cenas fulgor” (expressão da própria autora) e pela permeabilidade das fronteiras entre os gêneros literários, o que dá origem a um texto em que a forma narrativa conto dialoga com a poesia. Esse aspecto híbrido desloca a narratividade para a textualidade, pois se divisa um enredo que se constrói pela quase total ausência de acontecimentos, enquanto o processo de experimentação com a linguagem domina. O espaço textual sugere um campo de concentração que sobrepõe corpos, sons, ritmo e imagens. Nesse sentido, pretendemos mostrar, no texto da escritora portuguesa, de que forma a estrutura do conto é atingida pela saliência dos momentos líricos, uma vez que aspectos peculiares à prosa cedem espaço, no conto de Llansol, ao afloramento da sonoridade e da expressividade.

Número

Sección

Gêneros literários: formas híbridas