Faces do Aetna

Magister, ensinamento e discipulus

Auteurs

  • Matheus Trevizam Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG

Mots-clés :

Poesia didática, Aetna, Professor, Ensinamento, Aluno

Résumé

Depois de apontar alguns traços essenciais do poema latino Aetna, como a presença da constelação professor-aluno e a veiculação hexamétrica de saberes, fazemos comentários analíticos mais específicos sobre alguns desses aspectos. Assim, o magister (professor) é analisado sob a perspectiva retórica do ethos; o ensinamento é abordado nos pontos de sua natureza, modos e objetivos; o discipulus (aluno), enfim, é por vezes descrito pelo magister como incrédulo no tocante a suas palavras, mas perigosamente crédulo quanto a rumores.

Biographie de l'auteur

Matheus Trevizam, Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG

Professor associado III - Língua e Literatura latina - da Faculdade de Letras da UFMG/Belo Horizonte.

Téléchargements

Publiée

12/02/2021

Numéro

Rubrique

Sob o ponto de vista da floresta