Sylvia Plath: o corpo e o ato de morrer em cena

Auteurs

  • Maria Elis de Lima Françoso

DOI :

https://doi.org/10.58943/irl.v0i0.2148

Mots-clés :

Discurso, Corpo, Ato, Morte, Dramatização, Escritura

Résumé

Nos poemas da coletânea Ariel, de Sylvia Plath, há diversos diálogos entre a inserção biográfica que os caracteriza e discursos da tradição religiosa, mitológica, histórica e literária. Nessa teia, a voz lírica tipicamente feminina dos poemas plathianos é constituída por meio de uma imagética corporal que a faz emergir diante desses discursos. Tal imagética muitas vezes faz par com a figurativização da morte em suas mais diversas facetas. A relação entre corpo e morte, no entanto, vai além da caracterização temática, pois ela representa o próprio processo da escritura. Desse modo, os poemas de Ariel podem ser vistos como constituintes de uma poética de dramatização e gozo de uma morte em cena.

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Publiée

02/12/2009

Numéro

Rubrique

Poesia: teoria e crítica