A dádiva do aquilombamento: identidade quilombola e universidade através do olhar da sociologia econômica

La donación de aquilombamento: identidad y universidad de quilombola a través de la visión de la sociología económica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32760/1984-1736/REDD/2019.v11i2.13810

Palavras-chave:

Quilombolas, Universidade, Dom, Altruísmo, Redes.

Resumo

No presente ensaio, buscaremos refletir sobre a relação entre ensino superior público e estudantes quilombolas, uma vez que com a política de interiorização das universidades e a democratização do acesso às mesmas, sujeitos historicamente excluídos passam a existir nestes espaços e mais do que isso, a pautar essa existência tecendo estratégias simbólicas e materiais de resistência. Traremos aspectos teóricos da Sociologia Econômica, visando aproximá-la de nosso tema de pesquisa através de conceitos como os de Marcel Mauss e Émile Durkheim, Mark Granovetter, Viviana Zelizer, tais como, a dádiva, o altruísmo e a construção de redes, as esferas econômicas e sociais, respectivamente, como ferramentas de trocas essenciais para manutenção de grupos.

Biografia do Autor

Jamile do Carmo Sandes, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB (PPGCS) e membro do LASEEE (Laboratório de Sociologia Econômica e Economia da Educação-UFRB)

Thais Joi Martins, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Pós-Doutoranda na Université Sorbonee, França, Profa. Dra. na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB),  coordenadora do LASEEE (Laboratório de Sociologia Econômica e Economia da Educação-UFRB)

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Publicado

01/08/2021

Edição

Seção

Dossiê