Êxodo rural e o surgimento dos bairros populares de Medellin Colômbia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32760/1984-1736/REDD/2021.v13i1.15973

Palavras-chave:

Êxodo rural, violencia, bairros populares, medellín, colômbia

Resumo

A década de 1950 foi um período de grandes conflitos na zona rural colombiana, denominado pela “La Violência”, período em que foram registradas cerca de dois milhões de pessoas deslocadas para as grandes cidades e mais de 300.000 mortes. A cidade de Medellín, situada no Departamento de Antioquia, Colômbia, constitui-se em objeto das reflexões desse estudo, tendo como objetivo geral analisar o impacto do êxodo rural colombiano, o processo de urbanização da cidade e o surgimento dos bairros populares. O método para a elaboração da pesquisa será a pesquisa teórica exploratória. Os resultados encontrados no presente estudo sugerem que a falta de políticas públicas voltadas para conter o êxodo rural na Colômbia não foi exitoso, visto que um país predominantemente agrícola passa a ser predominantemente urbano, sem possuir a infraestrutura adequada para abrigar a quantidade de imigrantes que vinham do campo em busca de uma nova vida na cidade. O processo de expectativas para melhorar as condições de vida dos camponeses que fugiam dos conflitos armados e encontrar tranquilidade, foram superados por uma desordem total no inchaço e nos problemas da cidade, a isto se somam a falta de moradia, miséria e o crime.

 

Biografia do Autor

Bruno Fontes Almeida, Universidade São Judas Tadeu

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Centro universitário de Patos - UNIFIP (2018), atualmente é professor da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (2021). Membro de núcleo docente estruturante do curso de Arquitetura e Urbanismo na Autarquia do ensino superior de Garanhuns (Aesga). Tem experiência profissional na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em: Urbanismo Social, Patrimônio Histórico e Cultural, Projetos de habitação social, História da Arquitetura e urbanismo e Arquitetura Sustentável. Na atuação enquanto profissional de Arquitetura, destaca-se sua experiência com clínica médica e lojas de roupas. É Especialista em Docência do ensino superior pelo Instituto pedagógico de Minas Gerais (2019). É Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade São Judas Tadeu (2020), com Título: PROJETO URBANO INTEGRAL: PROJETO DE INTERVENÇÃO URBANA COMO ARTICULADOR DE POLÍTICAS PÚBLICAS NA ZONA NORDESTE DE MEDELLÍN, COLÔMBIA. Atualmente é doutorando em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade São Judas Tadeu (2021), com Título provisório PROJETO URBANO INTEGRAL. AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS E URBANAS EM ASSENTAMENTOS PRECÁRIOS DE MEDELLÍN, COLÔMBIA. DO MEDO À ESPERANÇA: O CASO COMUNA 13.

Cristina de Campos, universidade São judas Tadeu

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), mestrado (2001), doutorado (2007) e pós-doutorado (2009) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. É Professora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas Tadeu e pesquisadora do instituto Anima. Professora Colaboradora junto ao Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Unicamp. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Fundamentos Sociais da Arquitetura e do Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria e História da Urbanização, História Social da Técnica e da Tecnologia.

Downloads

Publicado

18/01/2022

Edição

Seção

Artigos