Um cenário de incerteza: os impactos da pandemia da Covid19 na vida das trabalhadoras domésticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32760/1984-1736/REDD/2023.v15i2.16089

Palavras-chave:

Trabalhadora Doméstica; Impacto da pandemia; Informalidade; Trabalho.

Resumo

Esse trabalho analisa quais impactos o cenário de pandemia, causado pela COVID-19 implicou na vida das trabalhadoras domésticas. Faz-se importante essa pesquisa no intuito de ampliar o conhecimento da sociedade e dar voz à luta dessa classe trabalhadora. Sendo assim, o artigo possui natureza qualitativa e caráter descritivo com enfoque indutivo. Metodologicamente utilizou-se o método bola de neve, e para coleta de dados, o processo de entrevista. Logo, para análise dos dados usou-se da análise de conteúdo e levantou-se duas categorias, que buscou informações sobre a percepção das trabalhadoras a respeito do impacto da pandemia na sua profissão. Assim, foi possível revelar uma condição precária desse grupo de trabalho que se atenuou com a pandemia, a qual impactou na vida das trabalhadoras e seus direitos, revelando a necessidade que o trabalho de muitas continuasse a ser realizado, por ser suas fontes de renda. O que leva a questionar o despreparo de políticas públicas em manter esse grupo, principalmente em momentos de crise, reforçando a luta desta categoria pela sobrevivência em cenário de pandemia.

Biografia do Autor

Jullya de Faria Pereira, Universidade Federal de Alfenas/Discente

Possui graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia pela Universidade Federal de Alfenas (2021). Atualmente cursa Administração Pública na Universidade Federal de Alfenas. Participa do Programa de Educação Tutorial do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia (PET BICE) e atua na gestão do Cursinho Popular Pré-Vestibular Preparatório para o ENEM, Aprendendo a Aprender.

Bruna Ferreira Alves, Universidade Federal de Alfenas/Discente

Graduanda no curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia na Universidade Federal de Alfenas campus Varginha. Participou como membra bolsista do Programa de Educação Tutorial do Bacharelado Interdiciplinas em Ciência e Economia, e atualmente atua como estagiária administrativa e de logistica.

Caio Correia dos Santos Quina , Universidade Federal de Alfenas/Discente

Possui graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia pela Universidade Federal de Alfenas, campus Varginha (2019). Atualmente, graduando em Administração Pública pela Universidade Federal de Alfenas, campus Varginha, membro bolsista pelo Programa de Educação Tutorial do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia.

Ana Carolina Guerra, Universidade Federal de Alfenas/Docente

Doutora em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Especialista em Gestão de Negócios em Contexto Empreendedor e Graduada em Administração pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). Docente Adjunta IV do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) dos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia e Bacharelado em Administração Pública e, na pós-graduação, do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade (PPGPS). Coordenadora Adjunta do Programa Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Alfenas (ITCP/UNIFAL-MG). Coordenadora de Extensão do ICSA. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Sociedade, Estado e Gestão Pública.

Downloads

Publicado

05/01/2024

Edição

Seção

Artigos